segunda-feira, 29 de março de 2010

GPP???????????

O MUR – Ministério Universidades Renovadas – nasceu em 1994, a partir de uma reflexão sobre o início da RCC, que começou nos Estados Unidos, fruto da experiência de Pentecostes, vivenciada por alunos e professores da Universidade de Duquesne.
O objetivo desse Ministério é evangelizar o meio universitário, formando homens e mulheres que exerçam suas funções à luz do Evangelho e com a força do Espírito Santo, unindo a fé e a razão. Em outras palavras, o propósito do MUR é que essas pessoas produzam frutos que permaneçam e que gerem vida para todos os homens. O principal instrumento para que isso se concretize é o GOU (Grupo de Oração Universitário). Nesse grupo, muitos universitários, funcionários e professores têm seu primeiro encontro com Jesus Cristo vivo, pelo Batismo no Espírito Santo. Ali, eles aprendem a sonhar com a construção da Civilização do Amor no Brasil e no mundo.
Ao terminar a graduação, normalmente os participantes deixam a comunidade em que tiveram essa primeira experiência com Deus, mas continuam com o desejo de tornar realidade aquele sonho inicial. Muitas vezes, diante da sociedade secularizada e dos desafios existentes, aparecem o desânimo e o cansaço.
Nesse sentido, muitos formados do MUR identificaram a necessidade de criar oportunidades para perseverarem no sonho, na experiência de Pentecostes, na comunhão fraterna, na oração em comum, na missão e na partilha das experiências, dos desafios encontrados, dos projetos pessoais e sociais, dos bens materiais e espirituais.
Em 1998 começaram a surgir os grupos de formados, que no início eram chamados Grupos de Partilha e Perseverança (GPPs), e hoje recebem o nome de Grupos de Partilha de Profissionais (GPPs). Os primeiros GPPs surgiram em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), mas hoje eles já se espalharam por todo o país: há cerca de 50 grupos de partilha, em que os profissionais das mais diversas áreas colocam seus talentos a serviço uns dos outros e da sociedade. Os GPPs promovem estudos, visando à formação espiritual, doutrinal e humana de seus membros, além de divulgarem o ensino social cristão e os documentos que versam sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo. É importante destacar que no GPP seus membros oram juntos, vivenciam a efusão do Espírito e suas conseqüências e participam ativamente na Igreja, em suas necessidades e campanhas, por meio da RCC. Em suma, os GPPs buscam “ordenar de tal modo as coisas temporais, às quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam segundo Cristo, para louvor do Criador e Redentor”.
Crê-se que tal experiência comunitária seja capaz de formar cristãos maduros, que conhecem e vivenciam os tesouros de sua fé, repletos de ardor missionário, competentes, solidários, capazes de amar e de servir a todos, empenhados na busca do bem comum, aptos a se debruçarem sobre os principais problemas econômicos, políticos e sociais de nosso país e que, a partir de vivências concretas realizadas no âmbito das pequenas comunidades, lutem por políticas públicas de defesa da dignidade da pessoa humana.
Esses grupos de formados agora são chamados grupos de profissionais, pois entendemos que este termo é mais adequado, uma vez que abrange outras pessoas que possuem um ofício e não necessariamente passaram pela Universidade. Os GPPs são frutos imediatos da experiência de Pentecostes, vivenciada nos GOUs.
No âmbito nacional, a história dos profissionais começa no V ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos), 2001, em Bauru (SP). Numa reunião informal com profissionais que participavam do evento, foi lançada a idéia de se organizar o I Encontro Nacional de Formados do PUR.



Fonte: http://www.universidadesrenovadas.com

GOU????????????

GOU significa GRUPO DE ORAÇÃO UNIVERSITÁRIO, onde estudantes, professores e funcionários de diversas faculdades do Brasil que respondem, de uma maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a evangelização nas universidades. Viemos da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda do início da RCC ( Renovação Carismática Católica), oriunda da Universidade de Duquesne/USA. A estrutura de um grupo de oração na universidade requer um conhecimento prévio da cultura em que se insere a faculdade.

Cada cultura, cada grupo, cada coordenador tem suas características próprias. Além do mais, o Espírito Santo é quem cria, orienta e inspira as nossas atividades, em especial, nossas reuniões de oração.Em síntese, poderíamos dizer que nossas reuniões de oração devem ser caracterizadas pela acolhida, pela efusão do Espírito Santo, pelo predomínio do louvor e pelo envio, como exortação à vivência da proposta do evangelho.

Somos chamados a viver intensamente o evangelho no nosso âmbito acadêmico, dando testemunho, sendo sal e luz para os nossos irmãos. E assim , em nossas reuniões semanais, muitas realizadas nos intervalos de aulas, o GOU reflete de uma maneira bem expressiva, o anúncio da Palavra de Deus, com muita alegria, louvor, oração, pregação. O GOU é um poço no meio do deserto, onde muitos dos nossos se encontram sedentos do Cristo Vivo e Ressuscitado, sedentos do verdadeiro amor.

Fonte: http://www.universidadesrenovadas.com

Palavras que conduzem o MUR

Palavras que conduzem o Projeto Universidades Renovadas:

"Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. No entanto, enchestes Jerusalém com a vossa doutrina." At 5,28 (Ideal do nosso sonho: ver Universidades repletas do amor de Deus!)

"Não é preciso que vão embora. Dá-lhes vós mesmos de comer." Mt 14,16 (Não haverá outra pessoa para evangelizar o universitário, que não seja o próprio universitário)

"Quantos pães tentes?" Mt 15, 34 (O que temos para apresentar ao público universitário? Dúvidas ou a certeza da salvação que nos é dada em Jesus Cristo?)

"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto" Jo 15,16 (não podemos passar pelas universidades sem produzir/semear os devidos frutos para os quais Deus nos chama).

"Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que estás nos céus." Mt 5,16 (Capacidade técnica - o profissional do reino sendo respeitado por sua fé e sua competência)

"Sê forte e corajoso; porque tu hás de distribuir a este povo a terra que jurei dar a seus pais" Jos 1,6 (a respeito de nossa carcterística missionária no meio universitário)

"Realizai vossa obra antes que passe o tempo e, quando chegar o dia, dar-vos-á o prêmio" Eclo 51,38 (temos o tempo ideal de evangelização no meio universitário, que se dá durante nossa vida acadêmica)

Sugerimos que as leia com atenção, e perceba quão grande é o amor de Deus para nós!

Fonte: http://www.pur.com.br/palavras.asp

Quem somos?

QUEM SOMOS?

Somos estudantes, professores e funcionários de diversas faculdades do Brasil que respondem, de uma maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a Evangelização nas Universidades (Cf. doc/94 - Vaticano).


DE ONDE VIEMOS?

Somos fruto da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC - Renovação Carismática Católica, oriunda da universidade de Duquesne/USA. Veja detalhes dessa história no livro Como um Novo Pentescostes. Este livro apresenta a história do início da Renovação Carismática Católica e é uma leitura altamente recomendada para todos que desejam conhecer melhor a Renovação Carismática.


ONDE ESTAMOS?

Em um local onde é transmitido o saber, defendidas teses com sexo livre, aborto, drogas e de onde saem as grandes lideranças políticas, econômicas e sociais do nosso país. Um local onde também surgem as idéias de duplicação de genes para fins benéficos, a descoberta de produtos químicos que melhoraram a produção de alimentos e alimentos mais saudáveis.

Portanto, um lugar onde se torna imprescindível o anúncio da Palavra de Deus, a fim de que as descobertas sejam usadas para o bem da humanidade e levando-nos a amar o nosso próximo, como Jesus nos amou!



COMO ESTAMOS?

Atualmente, somos dezenas de Grupos de Oração Universitários - GOUs - em muitos estados brasileiros, que desenvolvem diversas atividades: calouradas cristãs, retiros, experiências de oração, trabalhos missionários e de solidariedade, dentre outros.



PROFISSIONAIS DO REINO

Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna só será possível quando homens novos, formados à luz do Evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade. E esses homens, em sua maioria, passam pelas universidades. Por isso, nos tem sido apresentado pela Igreja Católica o desafio da Evangelização nas Faculdades.

O SONHO

Encher as universidades da Doutrina de Jesus, como ficou Jerusalém... Repleta do Amor de Deus.

Essa passagem bíblica mostra Jerusalém coberta da doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições aos cristãos daquela época (aproximadamente ano 50 dC)


1. Você consegue imaginar sua faculdade repleta da doutrina de Jesus, assim como em Jerusalém?
2. Você consegue pensar nos seus colegas participando do GOU com você?
3. Ver os professores e funcionários transformados pelo evangelho anunciado com poder e desassombro?

Foi refletindo sobre tudo isso que surgiu um sonho: ver nossas universidades renovadas pelo Espírito Santo e, consequentemente, nossa sociedade renovada.


* "Precisamos nos tornar árvores enraizadas em Deus, sustentadas por Cristo e movidas pela seiva do Espírito Santo. Só assim, produziremos frutos concretos!!!"

http://www.pur.com.br/quemsomos.asp

A História do MUR

O projeto Universidades Renovadas - PUR - começou em fevereiro de 1994, no SEARA, encontro aberto de carnaval que acontece todo ano, na Universidade Federal de Viçosa - MG. O SEARA é promovido pela Renovação Carismática Católica de Viçosa e reúne todo ano, no período de carnaval, cerca de 7.000 pessoas de todo país.
O interessante é que a RCC (Renovação Carismática Católica) de Viçosa iniciou-se dentro da universidade, quando três estudantes, em 1981, começaram a se reunir em oração. Da mesma forma ocorreu o início da RCC na Igreja Católica: estudantes da Universidade de Duquesne (USA), reunidos para participar do Cursilho, recebem pela primeira vez o batismo no Espírito Santo (experiência dos discípulos em Pentecostes).

O Projeto Universidades Renovadas surgiu de um sonho colocado no coração do estudante de veterinária da UFV, Fernando Galvani, no momento em que se encontrava em oração no seu quarto, ainda da UFV, olhando um grande quadro da cidade de Jerusalém, pendurado na parede do quarto.

Deus lhe deu uma passagem bíblica em At 5,28 que é a moção do Espírito Santo para todo o Projeto Universidades Renovadas, e o início da realização de um grande plano de amor de Deus para com os estudantes e futuros profissionais.

passagem mostra Jerusalém - capital religiosa da época - coberta de doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições que os primeiros cristãos sofriam. E refletindo sobre tudo isso, Fernando observou que no meio universitário os verdadeiros cristãos sofrerem perseguições assim como sofriam os discípulos. Daí veio o desejo profundo de encher as universidades do amor de Deus e mais do que isso, o sonho de ver as Universidades Renovadas.

Sendo assim, veio a constatação de que a evangelização no meio universitário se faz extremamente necessária e urgente. A construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna só será possível quando homens novos, formados à luz do evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade.

E esses homens, em sua maioria, passam pelas Universidades. Entretanto, qualquer trabalho de evangelização só será frutífero e duradouro se realizado no poder do Espírito Santo de Deus .

Universidades Renovadas consiste em incentivar a formação de Grupos de Oração Universitários para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e a certeza de que "se eu não mudar, nada vai mudar." É preciso avançar, buscar verdadeiramente os ensinamentos de Deus e construir definitivamente a civilização do amor no nosso país.

Em meados de 1998, em reunião do conselho nacional da Renovação Carismática, decidiu-se tornar o até então Projeto Universidades Renovadas uma secretaria de serviço da Ofensiva Nacional da RCC. Meses depois essa secretaria assumiria o nome de Secretaria Lucas, semelhantemente ao que ocorre em outras secretarias da RCC. O nome Lucas foi escolhido:

* por ter sido ele um discípulo zeloso de São Paulo;
* por ter escrito o evangelho que leva seu nome e a carta Atos dos Apóstolos;
* por ter tido a oportunidade de estudar mais em sua época, e se tornar médico.

As palavras em destaque também nos caracterizam: o zelo pelo evangelho, a escrita (partilha) de nossas atividades e a oportunidade que caracteriza o nosso meio específico. Você sabia que apenas 3% da população brasileira chega ao terceiro grau.

Fonte: http://www.pur.com.br/historia.asp