terça-feira, 28 de setembro de 2010

UM SÓ CORAÇÃO - ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS/2010

Um só coração  
(Lançada no ENP 2010)

Vos escolhi, para serem um coração
Vos constituí no amor, para que sejais sal e luz
E unidos de coração, quero que vivais em comum 
O amor, a fé, a fração do pão, meu Espírito vos ensinará.
Profetizareis na Universidade, O MEU SONHO DE AMOR 
Espalhem a Fé e a Verdade
Sejam no mundo o que a alma é no corpo
Formados em minha doutrina, IDE RESTAURAR O MEU POVO.

II ENCONTRO NACIONAL UNIVERSIDADES RENOVADAS - 2010
ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS - 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ENP 2010 - O PRIMEIRO ENP DA MINHA VIDA

Nestes oito anos de vida no MUR e quatro dedicados a missão de forma mais concreta, hoje posso partilhar o que foi este ENP e que sentido este ENP trouxe a minha vida pessoal e profissional.
Não podia imaginar que seria tão bom para minha formação humana e pessoal.

Para minha vida e missão, hoje como fisioterapeuta conclui que minha missão no meio acadêmico acabou e acabou mesmo e que preciso olhar além do GOU, que foi um tempo de graça e de bênção, tanto no GOU Santo Agostinho, da Estácio de Niterói, quanto no GOU Mãe, da UFF, os GOUs que em Niterói costumava participar. Este tempo passou... O tempo de viver as coisas de GOU se foi, deixando saudade... Agora é hora de olhar para frente e olhar com olhos de quem viveu experiências incríveis com o Espírito Santo nos GOUs citados e agora ser de fato e Profissional do Reino, cujo mimo do Senhor é ser fisioterapeuta.
Estou certa de que neste novo tempo de novas experiências com o Senhor e com seu Santo Espírito serão muito frutuosas porque nada do que é vivido com o Espírito Santo é em vão. Nada, nem mesmo os sonhos mais íntimos dos nossos corações. Como aquele que só Deus e Santa Teresinha bem conhecem e que sabem que vivo este sonho no Senhor, contando com a doce Misericórdia do Senhor.
Como profissional percebo que Deus me faz ir além, e não deixa por menos. É hora de ser estar no GPP e continuar a ser formada pelo Senhor para ser a profissional que Ele quer, até porque não dá mais para voltar e não dá mesmo... Mas também... Quem disse que eu quero voltar?

ORAÇÃO DO PROFISSIONAL DO REINO

Senhor,

Pedimos a graça de não andar sozinhos neste caminho tão cheio de espinhos, mas certo de que não estamos sós.
Que pela tua graça possamos ser de fato Profissionais do Reino, cuja luz do nosso exercício profissional possa ser a tua Palavra.
Não sabemos como será, mas sabemos que podemos ser como está nos teus planos.
Ser profissional sério não é fácil e Profissional do Reino, menos ainda, pois a Tua Palavra pesa quando estamos lá no dia a dia do exercício de nossas profissões.
Não somos melhores que ninguém, mas somos sustentados pela tua misericórdia.
Que nos nossos momentos de fraqueza o teu Santo Espírito possa ser nossa fortaleza para que a gente possa prosseguir com seriedade e amor. O Amor que São Paulo tanto pregou.
Que este Amor a profissão possa ser inspirado no Espírito Santo para que haja perfeição segundo o teu querer.
Nas dificuldades que sejamos fortes em Teu Filho Jesus, para prosseguir e amar até o fim.
Conduza-nos pelos teus caminhos quando a possibilidade de nos perdermos quiser caminhar conosco. Conduza-nos por tuas veredas e que sejamos fiéis no propósito de ser de verdade profissionais formados à Luz do teu Evangelho e capazes de não deixar que outras coisas apaguem esta luz de nossas vidas profissionais.
Obrigada Senhor, porque por tua graça além de termos sido salvos e descoberto que a vida e a busca pela conversão vale a pena, descobrimos também que para nos fazer felizes permites que tenhamos nosso trabalho e dele termos motivos mais para te louvar e te bendizer.

AMÉM.

Da serva, irmã e amiga,
Amanda Damasceno Soares - GPP Maceió/Alagoas

Carta a Brasília: uma síntese profética do ENP






Reunidos em Brasília, nós, Profissionais do Reino, reafirmamos nossa identidade de homens e mulheres,alcançados pelo amor e a misericórdia do Pai, em Jesus Cristo, que em comunhão, desejam viver em plenitude seu batismo como leigos e leigas católicos, inseridos nas realidades do mundo para renová-lo, construindo a Civilização do Amor.
Acolhemos o desejo de Deus, que nos chama a uma experiência pessoal e comunitária do Seu amor Trinitário, expresso de forma plena na Eucaristia e renovado sempre na experiência Pentecostal do Batismo no Espírito Santo.
Acolhemos da mesma forma ao Seu chamado de escutarmos, seguirmos e anunciarmos seu Filho,
primeiramente como seus discípulos e consequentemente como seus missionários, deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, em comunhão com a RCC e a Igreja, formando uma rede de amizade e solidariedade, capaz de – a partir das pequenas coisas como “sementes do reino”- construir um mundo novo.
Em resposta ao chamado do Senhor, decidimos e nos comprometemos a:
1. Buscá-lo constantemente na experiência do Batismo no Espírito Santo, nas diversas formas de oração pessoal e comunitária que a Mãe Igreja nos oferece, especialmente, através da escuta, meditação, anuncio e prática da Palavra.
2. Comprometermo-nos através da intercessão pessoal e comunitária sustentar nossos irmãos de caminhada, com nossa oração e sacrifício de louvor.
3. Vivermos pentecostes e suas consequências:
· na conversão pessoal diária; através do compromisso na formação integral e permanente como um missionário da modernidade.
· no compromisso de partilhar nossa vida (talentos) com nossos irmãos de comunidade local, regional e nacional, valendo-se principalmente da participação em nossa lista nacional dos GPP’s.
· na vida profissional, iniciando de forma concreta ações missionárias onde estamos inseridos (ambiente e âmbito do trabalho), partilhando nossas ações em uma rede de integração nacional.
· colocar nossa profissão (competência, conhecimento, experiência) a serviço do próximo especialmente o mais necessitado, através de ações na sociedade visando uma transformação cultural e política na construção de uma nação mais justa, fraterna e solidária.
· Criar pontes de diálogo para orientar os pré-universitários na escolha da profissão e universitários/formandos para o mundo de trabalho e inserção na sociedade.
4. Consolidar todo o dia 1º. de cada mês como momento de intercessão por todos os profissionais do Brasil e fazer do 1º. de Maio, um grande espaço de celebração, aprofundamento e divulgação do trabalho dos Profissionais do Reino de todo o Brasil.
5. Buscarmos a comunhão entre os grupos de profissionais com outras expressões da Igreja.
6. Iniciarmos um Planejamento Estratégico Nacional para atuação dos profissionais nos próximos dez a vinte anos pautados nos cinco pilares que gerem ações concretas na sociedade.
7. Que até o VI ENP (com a graça de Deus em 2012), tenhamos pelo menos um GPP por diocese no Brasil fruto de uma grande mobilização missionária de todos os Profissionais do Reino e seus respectivos GPPs.
8. Que dentro dos próximos encontros diocesanos, estaduais, regionais e nacionais de Profissionais tenhamos o momento das áreas de atuação visando a partilha e elaboração de projetos de ações específicos para a sociedade.
9. Desenvolver uma base de informação e tecnológia que gere unidade, formação e partilha de nossas experiências entre os profissionais e o mundo.
10. Devolver a Deus o que é de Deus: o tempo, os bens espirituais e materiais, os sonhos e deixar Deus ser Deus em nossas vidas.
“Grande é a tarefa que nos espera. Para todos os seres humanos, constitui quase um dever pensar que o que já se tiver realizado é sempre pouco em comparação com o que resta por fazer.” (João XXIII)

Por: Roseane Souto, coordenadora dos profissionais