segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carta a Brasília: uma síntese profética do ENP






Reunidos em Brasília, nós, Profissionais do Reino, reafirmamos nossa identidade de homens e mulheres,alcançados pelo amor e a misericórdia do Pai, em Jesus Cristo, que em comunhão, desejam viver em plenitude seu batismo como leigos e leigas católicos, inseridos nas realidades do mundo para renová-lo, construindo a Civilização do Amor.
Acolhemos o desejo de Deus, que nos chama a uma experiência pessoal e comunitária do Seu amor Trinitário, expresso de forma plena na Eucaristia e renovado sempre na experiência Pentecostal do Batismo no Espírito Santo.
Acolhemos da mesma forma ao Seu chamado de escutarmos, seguirmos e anunciarmos seu Filho,
primeiramente como seus discípulos e consequentemente como seus missionários, deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, em comunhão com a RCC e a Igreja, formando uma rede de amizade e solidariedade, capaz de – a partir das pequenas coisas como “sementes do reino”- construir um mundo novo.
Em resposta ao chamado do Senhor, decidimos e nos comprometemos a:
1. Buscá-lo constantemente na experiência do Batismo no Espírito Santo, nas diversas formas de oração pessoal e comunitária que a Mãe Igreja nos oferece, especialmente, através da escuta, meditação, anuncio e prática da Palavra.
2. Comprometermo-nos através da intercessão pessoal e comunitária sustentar nossos irmãos de caminhada, com nossa oração e sacrifício de louvor.
3. Vivermos pentecostes e suas consequências:
· na conversão pessoal diária; através do compromisso na formação integral e permanente como um missionário da modernidade.
· no compromisso de partilhar nossa vida (talentos) com nossos irmãos de comunidade local, regional e nacional, valendo-se principalmente da participação em nossa lista nacional dos GPP’s.
· na vida profissional, iniciando de forma concreta ações missionárias onde estamos inseridos (ambiente e âmbito do trabalho), partilhando nossas ações em uma rede de integração nacional.
· colocar nossa profissão (competência, conhecimento, experiência) a serviço do próximo especialmente o mais necessitado, através de ações na sociedade visando uma transformação cultural e política na construção de uma nação mais justa, fraterna e solidária.
· Criar pontes de diálogo para orientar os pré-universitários na escolha da profissão e universitários/formandos para o mundo de trabalho e inserção na sociedade.
4. Consolidar todo o dia 1º. de cada mês como momento de intercessão por todos os profissionais do Brasil e fazer do 1º. de Maio, um grande espaço de celebração, aprofundamento e divulgação do trabalho dos Profissionais do Reino de todo o Brasil.
5. Buscarmos a comunhão entre os grupos de profissionais com outras expressões da Igreja.
6. Iniciarmos um Planejamento Estratégico Nacional para atuação dos profissionais nos próximos dez a vinte anos pautados nos cinco pilares que gerem ações concretas na sociedade.
7. Que até o VI ENP (com a graça de Deus em 2012), tenhamos pelo menos um GPP por diocese no Brasil fruto de uma grande mobilização missionária de todos os Profissionais do Reino e seus respectivos GPPs.
8. Que dentro dos próximos encontros diocesanos, estaduais, regionais e nacionais de Profissionais tenhamos o momento das áreas de atuação visando a partilha e elaboração de projetos de ações específicos para a sociedade.
9. Desenvolver uma base de informação e tecnológia que gere unidade, formação e partilha de nossas experiências entre os profissionais e o mundo.
10. Devolver a Deus o que é de Deus: o tempo, os bens espirituais e materiais, os sonhos e deixar Deus ser Deus em nossas vidas.
“Grande é a tarefa que nos espera. Para todos os seres humanos, constitui quase um dever pensar que o que já se tiver realizado é sempre pouco em comparação com o que resta por fazer.” (João XXIII)

Por: Roseane Souto, coordenadora dos profissionais

Nenhum comentário: